O tradicional Desafio do Cassó, competição emblemática de águas abertas do Maranhão, teve início neste fim de semana, agitando as águas serenas da Lagoa do Cassó. Acontecendo no município de Primeira Cruz, situado a 215 km de São Luís, o evento atrai nadadores de todo o estado e além.
Considerado um verdadeiro paraíso para os praticantes da modalidade, o desafio é conhecido por oferecer um cenário deslumbrante, alinhado com a intensidade de uma competição em águas abertas. A organização do evento está a cargo da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA) em conjunto com a Nina Escola de Natação.
Este ano, o Desafio do Cassó conta com a participação de alguns dos principais nomes da natação no Maranhão. Entre eles, estão os campeões brasileiros de águas abertas Juan Rodrigues (Infantil 1), Milena Bordalo (Juvenil), Sofia Duailibe (Infantil 1) e Giovanni Boninsenha (Sênior).
Em uma inovação bem-vinda, esta edição do Desafio expandiu além das tradicionais provas de águas abertas, incorporando duas novas modalidades ao programa: a corrida de trilha e o aquathlon, um evento que combina natação e corrida, proporcionando um novo grau de desafio aos participantes.
O Desafio do Cassó é um evento que já é uma peça consolidada no calendário esportivo do Maranhão. O Desafio tem sido fundamental para promover e impulsionar o esporte no estado.