O Instituto de Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) anunciou na tarde desta terça-feira (15) que iniciou uma investigação sobre a queda de energia que resultou em um apagão no Maranhão e em diversos estados do país. Além disso, o órgão notificou a Equatorial Maranhão, solicitando esclarecimentos a respeito da interrupção no fornecimento de energia.
Visando resguardar os direitos dos consumidores que possam ter sido afetados, o Procon-MA orienta àqueles que tiveram prejuízos materiais, como aparelhos eletrônicos danificados em decorrência da queda de energia, a formalizarem suas denúncias através do site oficial do órgão: procon.ma.gov.br.
Em nota atualizada às 15:40h desta terça-feira, a Equatorial Maranhão esclareceu que o fornecimento de energia já foi restabelecido para 100% dos seus clientes no estado. A interrupção, que ocorreu às 8h31m, foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema – ONS como de abrangência nacional, cujas causas ainda estão sendo investigadas.
A Equatorial ressaltou ainda a importância de que os clientes que continuem enfrentando problemas com a energia registrem suas ocorrências através da Central 116 ou pelo WhatsApp (98) 2055-0116, por meio da assistente virtual Clara.