Um estudo divulgado pelo Instituto Jones dos Santos, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), trouxe à tona uma realidade alarmante: o Maranhão é o estado com a maior proporção de pessoas vivendo em situação de pobreza no Brasil.
De acordo com o levantamento, 58% da população maranhense, ou seja, aproximadamente seis em cada dez maranhenses, vivem em situação de pobreza. Em termos financeiros, isso se traduz em uma renda mensal média de cerca de R$ 665.
Essa é uma realidade que se estende para além das fronteiras maranhenses. Entre os 26 estados da federação, nove possuem mais da metade de sua população vivendo na pobreza. E, ampliando o olhar para o cenário nacional, onde a média é de 33% da população em situação de pobreza, esse número salta para 15 estados com esse índice, todos situados nas regiões Nordeste e Norte do país.
No ranking da pobreza, logo após o Maranhão, surge o Amazonas com 56% da população nessa situação. Em contraste, estados como o Rio Grande do Sul (18%), o Distrito Federal (17,2%) e Santa Catarina (13%) apresentam as menores proporções de pessoas em condição de pobreza.