Um tremor de terra alarmou os residentes do Bairro Caeminha, no município de Buriticupu, localizado a 220 km de Imperatriz, na tarde de ontem (01). Segundo relatos dos moradores, o incidente foi precedido por um barulho intenso, similar ao de uma explosão, seguido imediatamente pelo abalo.
Consequências do evento foram sentidas rapidamente no bairro. Muros desabaram, paredes de residências exibiam rachaduras e várias janelas foram quebradas devido à intensidade do tremor.
Especialistas e autoridades locais estão investigando a causa exata do tremor. Uma das principais suspeitas é a ocorrência de um deslizamento de terra em uma das voçorocas próximas ao Bairro Caeminha. Acredita-se que o deslizamento possa ter gerado um impacto semelhante ao de uma explosão, provocando, assim, a vibração no solo sentida pelos moradores.
As investigações continuam e mais informações sobre as causas e eventuais medidas preventivas serão fornecidas à medida que se tornem disponíveis.
As crateras são pequenos fenômenos geológicos que surgem como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Se nada é feito para conter, uma cratera pode chegar ao grau de voçoroca, quando atinge um lençol freático. Essas crateras surgem a partir de processos de erosão acelerados pela ação da chuva, devido às enxurradas, em áreas com solos sem cobertura vegetal.
As voçorocas são fenômenos que a tempos vem preocupando a população de Buriticupu. O maior medo da população está no perigo de que casas sejam “engolidas” pelos abismos como já aconteceu no passado. Esse fenômeno atinge o município há décadas e já ‘engoliu’ 50 casas nos últimos anos, por causa do desmatamento.