A imagem deste vídeo está repercutindo nas redes sociais em todo o Maranhão. Aconteceu neste domingo, nas trilhas dos Lençóis Maranhenses, um incidente envolvendo um fiscal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e um motorista credenciado de turismo. Durante a fiscalização, o motorista foi multado por estar com o crachá vencido pois, segundo ele, não teve tempo de atualizar.
A discussão iniciou quando o fiscal insistiu que o veículo permanecesse no local, mas o motorista continuou o trajeto, resultando no fiscal puxando e apontando a arma para o motorista. Os turistas ficaram assustados com a atitude do fiscal e começaram a sair do veículo em busca de segurança.
Segundo testemunhas, o fiscal tinha liberado anteriormente um veículo que transportava bebidas alcoólicas, e isso agravou a situação. O fiscal afirma que o motorista teria avançado o carro em sua direção e por isso reagiu dessa forma.
O sistema de crachás do ICMBio é a ferramenta de controle e segurança para comprovar que os motoristas estão autorizados a conduzir pessoas nos Lençóis Maranhenses, garantindo também a preservação do ambiente natural. O motorista diz que não renovou o documento pois levaria muito tempo e ele teria necessidade urgente de sustentar sua família.
Os demais profissionais de segurança e fiscalização do local controlaram a situação e garantiram a segurança dos turistas. A equipe Mais Maranhão enviou nota ao ICMBio pedindo esclarecimento sobre a situação, mas ainda não recebemos resposta.