O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) respondeu em nota, dando seu posicionamento sobre o ocorrido no último domingo (10) no Parque dos Lençóis Maranhenses. Na situação, o fiscal aponta uma arma para um motorista após multá-lo por credencial vencida.
Ainda em nota, o ICMBio diz que a arma apontada foi uma reação do fiscal após o condutor do veículo ter um comportamento agressivo, não obedecer a ordem de parada e jogar o carro na direção do fiscal.
Leia a nota na íntegra: “O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que foi instituída comissão para apurar os fatos e responsabilidades relacionadas ao incidente ocorrido no último domingo (10/9) no Parque Nacional Lençóis Maranhenses, conforme dispõe o Regulamento Interno da Fiscalização.
Na ocasião, constatou-se que o motorista não possuía autorização para transporte de passageiros, o que resultou na autuação dele e da empresa responsável, nos termos do que dispõe o Art. 77 do Decreto nº 6514, de 2008.
O condutor do veículo apresentava comportamento agressivo, não obedeceu à ordem de parada e jogou o carro em direção ao fiscal, que, em reação, levantou a arma. Todos os fatos relatados serão apurados.
O controle de acesso ao parque e as atividades de fiscalização têm o objetivo de garantir a segurança das pessoas e coibir ilícitos ambientais que ameaçam a conservação da biodiversidade.
No parque, só é permitida a atuação de profissionais e empresas credenciadas junto ao ICMBio.”