Um redemoinho de vento assustou banhistas de um balneário de Colinas, no Maranhão. O forte vento se formou no Rio Itapecuru e depois atingiu a faixa de areia.
O redemoinho chegou a arrancar barracas e a arrastar celulares, bolsas e outros pertences dos banhistas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Ainda no mesmo dia, uma forte ventania foi registrada na cidade e atingiu um posto de combustível. O vento arrancou parte da cobertura do posto, além de derrubar cadeiras e outros objetos.
As pessoas que estavam no local tiveram que se proteger da ventania dentro de uma conveniência. No local, também, ninguém ficou ferido. Após a passagem dos redemoinhos de vento, uma forte chuva atingiu a cidade.
O QUE É UM REDEMOINHO?
São ventos em espiral formados pela alta movimentação do ar em dias quentes, sem ventos e de muito sol. Ocorrem quando o solo se aquece em um ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele.
Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um centro de baixa pressão.
O redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.
OUTRA OCORRÊNCIA DE VENTANIA NO ESTADO:
Um temporal causou estragos no sul do Maranhão neste fim de semana. Uma forte ventania derrubou árvores e postes, o que causou apagão de energia elétrica nas cidades de Loreto e São Raimundo das Mangabeiras.
As pistas ficaram congestionadas, deixando o trânsito parado na BR-230 e BR-222, próximo ao novo Bacabal. Na BR-222, as árvores caídas na pista pararam o tráfego de pessoas, no sentido de quem vai para Bom Jesus das Selvas. As autoridades responsáveis já tomaram providência e as pistas foram liberadas.