A Justiça do Maranhão mais uma vez atendeu ao pedido do Ministério Público e determinou o cancelamento do show do cantor Xand Avião e banda, além de outros artistas, que deveria ocorrer neste domingo (17), no município de Bacabal, em comemoração ao aniversário de 102 anos da cidade. Ao todo, os gastos com os shows dos artistas estavam avaliados em quase R$ 750 mil e seriam custeados com recursos públicos.
Ainda nesta semana, a pedido também do MP, a justiça cancelou o show do cantor Wesley Safadão, que iria ocorrer em Vitória do Mearim, no aniversário do município. Na decisão do cancelamento dos shows em Bacabal, a justiça ressalta a existência de um decreto de calamidade pública na cidade, que está em vigência, além da necessidade de diversos serviços públicos, e os problemas enfrentados pelo município causados pela cheia do Rio Mearim que deixou diversas famílias desabrigadas.
Desta forma, a decisão proibiu a liberação de qualquer valor, independentemente de a que título for, referente aos shows questionados e as referidas empresas e pessoas elencadas para o evento. Caso algum pagamento já tenha sido feito é determinado a devolução aos cofres municipais.
Com a decisão, o município de Bacabal tem o prazo de 24h para divulgar o cancelamento dos shows em seus perfis oficiais. Em caso de descumprimento o prefeito da cidade, Edvan Brandão, deverá pagar uma multa no valor de R$ 50 mil.