Professores contratados da rede estadual de ensino do Maranhão estão se manifestando contra a falta de pagamento dos salários dos profissionais referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. De acordo com a classe, o contrato foi suspenso por dois meses, e só deve retornar no mês de março.
Os professores dizem estar sendo prejudicados com a decisão, pois irão ficar sem o pagamento e pedem por um posicionamento do governo sobre a situação. Os profissionais relatam que não estavam preparados para receber esse tipo de anúncio, além de estarem contando com o pagamento para realizar as despesas pessoais.
Além disso, eles contam que o contrato foi assinado no mês de dezembro, de 12 meses e relatam que irão receber apenas salários referente a 10 meses. Os profissionais também informaram que o pagamento está previsto apenas para o final do mês de março.
Na segunda-feira (08), uma manifestação dos professores contratados irá ocorrer na frente do Palácio dos Leões, a partir das 9h. A mobilização será para reivindicação dos salários de janeiro e fevereiro.
O Mais Maranhão encaminhou um pedido de nota ao Governo do Estado.
Nota de Posicionamento:
“O Governo do Maranhão concedeu reajuste para toda a categoria de professores da rede estadual. Com isso será implementado o piso nacional para concursados e também para contratados. Segundo anunciado pelo governador Carlos Brandão, todos os professores irão receber o reajuste do piso nacional do magistério anunciado pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação, em publicação no Diário Oficial da União no dia 29 de dezembro de 2023. A medida é para valorizar nossos professores e fortalecer a rede estadual de ensino.O reajuste será pago a partir deste mês de janeiro, tanto para efetivos quanto contratados.
Além do anúncio do reajuste, o Governo do Maranhão informou que os professores contratados terão seus contratos renovados. Atualmente, mais de 11.500 professores seletivados atuam na rede estadual de ensino”.