Imperatriz está prestes a alcançar os 200 mil eleitores para possibilitar uma votação em segundo turno. Para isso, é essencial que a população emita o título de eleitor ou transfira seu local de votação, caso esteja morando na cidade.
O título pode ser emitido no Viva Cidadão e na Câmara de Vereadores durante todo o dia, ou no Cartório Eleitoral, das 8h às 14 h. É necessário levar comprovante de endereço e carteira de identidade.
Até outubro do ano passado, a cidade contava com 180 mil eleitores. Alcançando a marca de 200 mil eleitores, os imperatrizenses terão um maior poder de escolha do governo municipal.
Há um engajamento tanto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto da própria classe política para que Imperatriz alcance os 200 mil eleitores até 8 maio, prazo final para regularização ou emissão de título de eleitor para está apto a votar no pleito deste ano.
O fechamento do cadastro é uma medida legal adotada nos anos eleitorais para permitir que a Justiça Eleitoral organize a votação de acordo com o número de eleitores aptos. Conforme o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou transferência será aceito nos 150 dias anteriores à data da eleição, cujo primeiro turno acontecerá dia de outubro.
A campanha segue no Fórum Eleitoral, na Câmara Municipal, com atendimento pela manhã, de segunda a sexta-feira, e também nas escolas municipais, estaduais e particulares para o cadastramento de novos títulos, biometria e mudança de local de votação para Imperatriz.
O incentivo também vale para pessoas que moram em Imperatriz, mas votam em outros municípios para transferir o título de eleitor para a cidade.