Desde o mês de janeiro, cidadãos do estado têm enfrentado dificuldades para acessar serviços essenciais de saúde por meio do Disque Saúde, um canal estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na rede pública estadual. Este canal é especialmente importante para a marcação e o cancelamento de consultas e exames, funções vitais que, segundo relatos recentes, não têm sido efetivadas nas últimas semanas.
Usuários que precisam desses atendimentos, mostrando prints das conversas, evidenciam a inacessibilidade do serviço. Essa situação tem causado transtornos significativos não apenas para os pacientes afetados diretamente, mas também impacta negativamente a comunidade como um todo, que depende desse serviço público essencial.
“Está complicado demais para agilizar o atendimento, visto que o canal é para facilitar. Quando a gente liga, eles demoram 30 minutos para atender. E às vezes a ligação cai e nem retornam”, desabafa um usuário.
Em resposta às denúncias e à crescente insatisfação pública, a SES emitiu uma nota oficial assegurando que o Disque Saúde está operando normalmente, recebendo chamadas por meio do número (98) 3190-9091 de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Além disso, a secretaria ressaltou a disponibilidade de atendimento através do aplicativo e/ou site do PROCON/MA, especificamente na aba dedicada aos serviços de saúde da SES. A SES também enfatizou a possibilidade de atendimento presencial em várias unidades do Viva Cidadão, incluindo locais estratégicos como a Beira-mar, UPA Itaqui Bacanga, e diversos terminais e shoppings pelo estado.
Quanto ao atendimento via WhatsApp, a SES reconheceu que o serviço encontra-se temporariamente indisponível devido a bloqueios frequentes promovidos pela empresa gestora da plataforma de mensagens. Essa interrupção do serviço complica ainda mais o cenário para aqueles que dependem dessa forma de comunicação para acessar os serviços de saúde.
A situação atual coloca em evidência a importância de sistemas de saúde acessíveis e eficientes, especialmente em tempos de necessidade. Enquanto a SES assegura a normalidade dos serviços, a população espera por soluções rápidas e eficazes que garantam o acesso ininterrupto aos cuidados de saúde necessários.
Confira a nota completa na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Disque Saúde está funcionando normalmente por ligação de voz através do número (98) 3190-9091, de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h. Além disso, a SES disponibiliza atendimento pelo aplicativo e/ou site do PROCON/MA, na aba serviço de saúde SES.
O atendimento também ocorre de forma presencial nas unidades do Viva Cidadão localizadas na Beira-mar, UPA Itaqui Bacanga, Terminal do São Cristóvão, Terminal do Distrito Industrial e nos shoppings São Luís, Da Ilha e Pátio Norte.
Em relação aos atendimentos via WhatsApp, a Secretaria pontua que o serviço está indisponível temporariamente por problemas de bloqueios frequentes realizados pela empresa administradora da plataforma do aplicativo de mensagens.