Ele está sempre ao lado: seja na bolsa, no bolso ou mesmo na mão, o celular é companheiro de muita gente hoje em dia, em todos os lugares e horários. Dados da Anatel, de dezembro de 2023, revelam que o Brasil encerrou o ano passado com 256,3 milhões de celulares. São 98,51 aparelhos para cada 100 habitantes, em média.
No Maranhão, essa média é de 76,37 celulares, para cada 100 habitantes. Mesmo abaixo da proporção nacional, esse é um número que cresce a cada ano.
Quanto mais funções os smartphones têm, mais eles estão em todos os ambientes: são usados para trabalho, comunicação direta, lazer, uso de redes sociais, servem para auxiliar em pagamentos e até acessar bancos. Tantas tendem a tornar os celulares uma fonte de informações importantes e fundamentais.
Por isso, os alertas de segurança precisam ser grandes. Os números de roubos e furtos de aparelhos são preocupantes no Maranhão. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, o relatório mais recente é do fim de 2022, ano em que mais de 22 mil pessoas foram vítimas desses crimes no estado, segundo os números oficiais – fora os casos que não foram registrados.
PRECAUÇÕES
O professor, Thalles Canela, especialista em Segurança de Redes, enumera algumas dicas de segurança em caso de ser vítima de roubo ou furto de celular, ou mesmo se perder o aparelho. O aplicativo “Celular Seguro”, lançado pelo Governo Federal no fim do ano passado, é um aliado, segundo o professor.
“Acredito que isso já deveria ter sido implementado há algum tempo. E eu gostei muito porque, lá no aplicativo, você tem algumas informações técnicas, que antes você precisaria informar códigos do celular para você ter. Agora, basta baixar, na Play Store ou na Apple Store, o aplicativo oficial do Governo Federal. Quando você faz o cadastro, precisa fornecer alguns dados, como indicar três pessoas que são da sua confiança, e fornecer também informações sobre aplicativos de banco. Se o celular for roubado, você pode acionar os métodos de segurança e o telefone é bloqueado”, explica.
ALERTAS OFICIAIS DE BLOQUEIOS
O Programa Celular Seguro já contabiliza mais de 20 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos, a partir de usuários que já instalaram o aplicativo em seus telefones móveis. A iniciativa criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal, já possui mais de 1,4 milhão de usuários cadastrados em todo o país, com mais de 1,1 milhão de telefones cadastrados.
O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados pelo site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS).