Um relatório divulgado pelo site norte americano US News & World Report (usnews.com), mostra que o Brasil foi eleito em primeiro lugar em turismo de aventura acumulando 80 pontos de 100. O Maranhão colaborou significativamente para o resultado, a Secretaria de Turismo (Setur) diz que o Maranhão tem se destacado cada vez mais no turismo de aventuras.
O principal destino é o sul do Maranhão, Chapada das Mesas, que reúne um complexo de cachoeiras e belezas naturais que proporcionam muitas aventuras.
“Nos últimos anos, a região sul do Maranhão, o Polo Chapada das Mesas tem se posicionado como importante destino de aventura, não só do Maranhão, mas também da região Norte e Nordeste. Com a pandemia, a procura por ambientes ao ar livre aumentou e na Chapada temos o clima, o cenário e a diversidade de atividades a nosso favor. Destaque para as cachoeiras, piscinas naturais, atividades de bike, trekking, mergulho/flutuação, passeio no rio e também as técnicas verticais como rapel e tirolesa prezando pela qualidade e segurança”, afirma o gestor Beto Kelnner em entrevista.
Com o crescimento e destaque no Brasil, foi preciso ampliar as ações para receber os turistas que vêm de fora para viver uma aventura, o aeroporto de Imperatriz, maior segunda cidade do Estado, ganhou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para auxiliar turistas que escolheram como destino a região.
O Maranhão tem crescido economicamente com o turismo no sul do Estado, o que proporciona melhores condições de vida para quem depende da área.