Moradores da Comunidade Agrovila São Sebastião, localizada no município de Palmeirândia, distante 115 km de São Luís, estão ilhados devido à estrada de acesso para a região, que é ligada à MA-016, ter cortado nessa sexta-feira (29), após as últimas chuvas na região.
Preocupados com a situação, que pode se agravar ainda mais com as próximas chuvas, os moradores cobram uma solução urgente. Nós pedimos um posicionamento do município sobre a situação.
Um outro caso semelhante aconteceu na manhã do último dia 26. A BR-222, que liga os municípios de Bom Jesus das Selvas e Açailândia, no Maranhão, cortou. Por causa disso muita gente que se programou para viajar durante o feriado prolongado de Semana Santa, acabou tendo que mudar a rota.
O trecho começou a ser recuperado no dia seguinte (27) e conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), a obra deve durar oito dias, até que a rodovia seja liberada.
Nos dois casos citados na reportagem, as vias foram cortadas por conta das fortes chuvas, que vem atingindo todo o estado. Dez cidades já decretaram emergência, por causas dos efeitos das chuvas, que vai desde o aumento do nível de rios até alagamentos e enchentes.
Segundo a Defesa Civil do Estado, o Maranhão já tem 597 famílias desabrigadas e 1.313 desalojadas. As cidades mais afetadas são Pedreiras e Trizidela do Vale, localizadas na região do Médio Mearim.
Solos encharcados aumentam ainda mais os riscos de desmoronamentos e deslizamentos. A principal orientação dada pela Defesa Civil é manter a distância segura dos trechos afetados.