O prefeito municipal de Santa Inês,Luís Felipe Oliveira de Carvalho, a secretária de saúde, a secretária de administração, o chefe do setor de licitação, o diretor de compras, a chefe de gabinete do prefeito e mais outros dois servidores municipais foram afastados de seus cargos após a Polícia Federal juntamente com a Controladoria Geral da União realizar em São Luís, Santa Inês, Caxias a Operação “Free Rider”, identificando fraudes licitatórias e superfaturamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, envolvendo verbas federais que deveriam ser utilizadas para a compra de medicamentos e produtos hospitalares.
Foi comprovado que o Município de Santa Inês participava de contratos fraudulentos que somam juntos mais de 8,5 milhões de reais, no qual uma empresa de Teresina, capital do Piauí, deveria está fornecendo medicamentos e produtos hospitalares para os hospitais públicos de Santa Inês.
Apesar dos altos valores investidos pela Secretaria de Saúde de Santa Inês nos contratos, faltava materiais básicos no hospital como seringas, soro fisiológico, fios cirúrgicos e remédios psicotrópicos, obrigando os pacientes irem para outros municípios buscar atendimento.
As investigações mostram que possivelmente as contratações do município vinham de propinas repassadas para outras pessoas que faziam parte da organização por meio de empresas falsas.
As fraudes seriam organizadas por três grupos, segundo a PF, grupo criminoso com atuação na Prefeitura, grupo criminoso com atuação na Secretaria de Saúde e grupo criminoso empresarial.
Os grupos são compostos pelo Prefeito municipal e servidores da Prefeitura vinculados ao setor de compras e licitações, Secretaria de Administração, Departamento de Licitação, Diretoria de Compras e Gabinete do Prefeito, pela Secretária de Saúde e servidores subalternos, pelo sócio da empresa contratada, seu sobrinho e um funcionário.
Diante da investigação foram cumpridos 18 Mandados de busca e apreensão e 7 mandados de constrição patrimonial, com valores que chegam a 8,5 milhões de reais.