A Polícia Civil prendeu, durante a última semana, 30 suspeitos de integrarem facções criminosas em 10 municípios do Maranhão. As prisões ocorreram nas cidades de Bom Jesus das Selvas, São Luís, Santa Inês, Codó, Tutóia, Bequimão, Guimarães, São José de Ribamar, Timon e Brejo. De acordo com a polícia, os presos são investigados por crimes de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas. Além disso, dois adolescentes também foram apreendidos durante a operação.
As prisões ocorreram entre os dias 11 e 18 de junho. No último dia 11, a Polícia Civil prendeu 13 pessoas e apreendeu dois adolescentes investigados por integrarem organizações criminosas, suspeitos de homicídios nas cidades de São Luís, Codó, Brejo e Santa Inês.
Entre esses presos, um homem de 20 anos, suspeito de praticar crimes na região dos municípios de Brejo e Anapurus. De acordo com as investigações da polícia, a prisão ocorreu principalmente por causa de um envolvimento do homem em um homicídio violento, em que a vítima foi decapitada e toda a cena criminosa foi registrada por vídeo.
Ainda de acordo com o relatório da polícia, no caso dos dois menores apreendidos, um deles é suspeito de um crime de homicídio contra um jovem de 19 anos, identificado como Lucas Campelo Sá da Silva. Ele foi assassinado com três tiros na casa onde morava no município de Santa Inês.
Entre os dias 12 e 16 de junho, ocorreram prisões em flagrantes e cumprimento de mandados, no total 13 pessoas foram presas, por crimes de tráfico de drogas e homicídios. Um dos casos foi um homem preso na cidade de Tutóia, investigado por envolvimento em pelo menos seis homicídios na região e na cidade de Água Doce do Maranhão.
Ainda entre os 13 presos, quatro foram localizados pela Polícia Civil no município de São José de Ribamar. Eles foram presos por envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio que ocorreram na cidade. Um casal também foi preso em São Luís, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ileal de munições.