Um homem foi conduzido à delegacia pela Polícia Civil, por está em posse de madeiras extraídas de forma ilegal, na zona rural do município de São Domingos do Azeitão, na região do Parque Estadual do Mirador, no Maranhão.
De acordo com a polícia, após uma denúncia sobre um ponto de extração ilegal de madeira, uma equipe policial foi até o local, onde localizaram as madeiras que eram extraídas de árvores conhecidas popularmente como Sucupira. O homem foi levado para ser ouvido na Delegacia de São Domingos do Azeitão.
As ações fazem parte da operação “Protetores de Biomas”, que tem o objetivo de prevenir e combater crimes ambientais, praticados por particulares, pessoas jurídicas ou organizações criminosas, principalmente aqueles que causam danos significativos no contexto ambiental.
Madeira apreendida pela Polícia Rodoviária Federal em cidades do MA
A Polícia Federal apreendeu cerca de 30 m³ (metros cubicos) de madeira ilegal e encontrou vários trabalhadores em condições degradantes, durante uma operação em madereiras ilegais, nos municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. A operação ocorreu na semana passada.
As ações da Polícia Federal fazem parte da operação Araribóia Livre VI, que tem como objetivo a proteção contra a extração de madeira ilegal em terras indígenas, principalmente na Terra Indígena Araribóia, a maior da região. Durante a operação, foram destruídos 12 motores de serraria e um caminhão velho que estava carregado de madeira serrada no momento da abordagem em um dos locais. Entre as madeiras ilegais apreendidas estavam a Pau d’Arco (Ipê), Massaranduba, Jatobá e até Piquizeiros.