Um homem suspeito de participar de um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com ramificações em diversas cidades de cinco estados do Brasil foi preso nesta terça-feira (6), na cidade de Grajaú, a 569 km de São Luís. A prisão foi realizada pela Polícia Federal durante a Operação Perséfone. Na casa do suspeito, os policiais apreenderam cocaína.
A Polícia Federal revelou que o esquema criminoso atuava em várias cidades do Brasil. Durante as investigações, descobriu-se que os envolvidos operavam o tráfico de drogas na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, e o dinheiro obtido com o crime era transferido para outras pessoas em diferentes estados.
No momento em que os outros integrantes do esquema recebiam esses valores, era implementado um esquema de lavagem de dinheiro, no qual eram utilizadas empresas fantasmas para lavar o dinheiro do tráfico. Além de Grajaú, a operação foi realizada nos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Umbaúba e Tobias Barreto, no estado de Sergipe; São Paulo (SP); Mundo Novo (MS); Feira de Santana e Ilhéus, na Bahia.
As investigações também revelaram que os envolvidos no tráfico de drogas da região metropolitana de Aracaju remetiam dinheiro para terceiros, que, por sua vez, transferiam esses valores para pessoas físicas e jurídicas em outros estados. O esquema de lavagem de dinheiro movimentava milhões de reais provenientes dos delitos através de empresas “fantasmas”.
Em decorrência das investigações, foi solicitado o bloqueio de R$ 4,5 milhões em contas bancárias e em bens móveis e imóveis dos investigados. Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
A ação policial foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) e contou com apoio de policiais federais do Maranhão.