A Polícia Civil do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (8), a incineração de aproximadamente 20 kg de entorpecentes no município de Carutapera. A operação faz parte dos esforços contínuos da Secretaria de Estado da Segurança Pública no combate ao narcotráfico, reforçando o compromisso do Governo do Maranhão em garantir a segurança da população.
O delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida Neto, destacou a importância da ação no combate ao crime organizado. “Estamos atentos para combater e prevenir o tráfico de drogas, pois entendemos que esse crime impulsiona a ocorrência de roubos, latrocínios e homicídios, dentre outros crimes violentos. Por isso, enfrentá-lo é uma prioridade da segurança pública do Maranhão”, afirmou.
A destruição das drogas foi autorizada judicialmente após a conclusão dos inquéritos das operações policiais que resultaram nas apreensões ao longo dos últimos meses na cidade. Entre os entorpecentes incinerados estavam maconha, crack e cocaína. A queima foi realizada em um ambiente controlado, garantindo a segurança do procedimento.
O delegado Allisson Guimarães, titular da Delegacia de Carutapera, ressaltou o significado da incineração no contexto da segurança pública. “A destruição significa o fim desse ciclo da droga no âmbito social, significa que agora, destruída, essa droga não tem possibilidade alguma de retorno à sociedade, contribuindo para a diminuição da criminalidade”, explicou.
A operação contou com a participação de representantes do Ministério Público e da Vigilância Sanitária do município, em conformidade com as exigências legais. Ao término do procedimento, foi lavrado um auto circunstanciado de incineração, que será anexado aos processos judiciais correspondentes.