Um maranhense, natural de Pastos Bons, perdeu o voo e escapou do acidente com um avião que caiu em Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (09). O voo partiu do município de Cascavel, no Paraná, com destino à Guarulhos (SP). A aeronave transportava 58 passageiros e quatro tripulantes.
O homem contou que chegou cedo ao aeroporto, mas confundiu a empresa responsável pelo voo. Ao descobrir a companhia aérea correta, ele tentou embarcar, mas não conseguiu devido ao atraso. “Me disseram: ‘Rapaz, você não entra nesse avião, porque já passou do limite do embarque’. Eu insisti: ‘Moço, me coloca nesse avião, eu tenho que ir’. Ele respondeu: ‘Não tem como, o que eu posso fazer é remarcar sua passagem’”, disse ele. A passagem foi remarcada para às 18h20 de hoje. Além dele, outras nove pessoas não embarcaram no avião.
O maranhense agradeceu a Deus por não ter embarcado no avião. “Graças a Deus, não aconteceu de nós entrarmos naquele avião. Nós não sabíamos que ia ser por essa empresa [Voe Pass], nós pensávamos que ia ser pela Latam, e a Latam estava fechada. Eu até cheguei cedo [no aeroporto] e fiquei esperando, esperando e nada.”
A Prefeitura de Vinhedo, confirmou ao que não há sobreviventes. É o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), estão a caminho de São Paulo para realizar a “ação inicial da ocorrência”.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22. A Polícia Militar informou que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o caso
Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.