Legumes como o tomate e a cenoura, que apresentaram aumento nos preços nos últimos meses no Maranhão, vão ter queda de até 50% nos preços após a boa safra no Estado. A Central de Abastecimento em São Luís, capital do Maranhão, já recebeu os legumes com os preços bem mais abaixo que nas prateleiras dos supermercados.
A média do quilo do tomate no Estado foi de R$ 12,00 no mês de abril, por causa da dificuldade de produção e abastecimento que os comerciantes estavam enfrentando. Um dos fatores que dificultou a plantação dos legumes foi as condições climáticas, o Maranhão recebe também da safra dos Estados da Bahia, Pernambuco e Goiás.
A cenoura chegou a R$ 14,00 o quilo na Central de Abastecimento do Estado, foi considerada um dos legumes mais caros pelos feirantes e consumidores, alguns deixando até de consumir cenoura por conta do valor.
O preço tem diminuído também por conta da lei da oferta e da procura, com a chegada da colheita nos Estados do MA, BA, PE e GO as ofertas deram um salto e a escassez dos produtos foi superada.
A cebola não vai entrar na lista dos legumes que estão com o preço em queda no Estado, pois continua com a produção escassa e precisando ser importada de outros países, segundo a Central de Abastecimento do Maranhão.