A Polícia Civil do Maranhão, com o apoio da Polícia Civil do Ceará, conseguiu prender um homem acusado de assassinar sua companheira em Vargem Grande, no Maranhão, há quase 13 anos. O suspeito, identificado como principal responsável pelo homicídio qualificado de Elizangela Gomes Martins Pessoa, foi detido na manhã desta quinta-feira (12) na cidade de Caucaia, na região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 17 de setembro de 2011. Na ocasião, o acusado atraiu a vítima para uma área isolada, onde cometeu o homicídio com múltiplos golpes de faca antes de fugir da cena do crime.
Após uma troca de informações entre a Delegacia de Polícia de Vargem Grande e o 18º Distrito Policial de Jurema, os investigadores conseguiram localizar o suspeito em Caucaia. O homem foi preso e encaminhado ao Sistema Prisional do Estado do Ceará, onde permanecerá à disposição da justiça.
Na época do crime, a ação foi qualificada como homicídio, já que a Lei de Feminicídio, que poderia ter tipificado o crime de forma mais específica, só entrou em vigor em 2015. O caso destaca a eficácia das forças policiais na busca por justiça, mesmo após um longo período.
Caso recente de femicidio no estado:
Uma mulher, identificada como Francisca Helena Maria da Silva Xavier, de 57 anos, foi morta a facadas na noite dessa quinta-feira (12), na cidade de Imperatriz. A suspeita é que Francisca tenha sido vítima de feminicídio, executado pelo marido, Raimundo Nonato das Chagas Xavier, de 60 anos.
A vítima foi morta com golpes de faca na região do pescoço, após sair para um bar com um grupo de pessoas, no bairro Parque Santa Lúcia. De acordo com os filhos da vítima, Raimundo não aceitava que Francisca ingerisse bebida alcoólica e estaria insatisfeito por ela ter voltado a beber e estar no bar.
Segundo informações da polícia, o suspeito chegou no estabelecimento onde a vítima estava e executou o crime no local. Depois disso, Raimundo teria tentado tirar a própria vida. Testemunhas próximas ao casal afirmam que os dois estavam separados há 9 meses, mas que reataram o relacionamento, de cerca de 40 anos, há 20 dias.