Cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira (26) em Imperatriz, durante uma megaoperação da Polícia Civil, por integrarem um grupo criminoso que aplicava golpes através do uso de sites falsos, se passando por empresas que atuam na intermediação de compras de milhas aéreas e itens relacionado a viagens como, hospedagem, além da emissão de 2ª via de faturas de telefonia e outros serviços.
De acordo com o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCT/SEIC) , os criminosos elaboravam e administravam esses sites falsos, além de pagarem para que os buscadores mostrassem os sites fraudulentos no topo.
Quando a vítima realizava a busca, acabava clicando no site dos criminosos, que tinham a mesma aparência e semelhança dos originais. No momento do pagamento, a vítima era direcionada para contas bancárias utilizadas pela quadrilha.As investigações apontaram dez pessoas suspeitas de envolvimento no grupo criminoso, que é investigado pelos crimes de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Além de Imperatriz, foram cumpridos dois mandados de prisão no Distrito Federal. A justiça também expediu 19 ordens de bloqueio de contas e apreensão de bens dos investigados.
A operação “Wrong Miles” foi deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Maranhão e do Distrito Federal. O termo denominado na operação em inglês significa “Milhas Erradas”, em razão da preferência dos criminosos por fraudar principalmente sites desta área.