De janeiro a setembro de 2024, o estado do Maranhão já registrou 1.321 acidentes de trânsito envolvendo postes de energia. O balanço foi divulgado pela Equatorial Maranhão, concessionária de energia elétrica no estado. O número já ultrapassa os 1.026 registrados no ano passado.
São Luís e Imperatriz ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na lista de cidades do estado com mais ocorrências. Esse tipo de colisão, além de colocar em risco a vida das pessoas diretamente envolvidas, pode deixar cidades inteiras sem fornecimento de energia elétrica.
Quando é possível identificar o principal responsável pelo acidente, ele é obrigado a arcar com as despesas da troca do poste atingido. Os custos podem variar de R$ 3 mil a R$ 44 mil.
Em casos de acidentes envolvendo quebra de postes, a concessionaria de energia orienta principalmente que: ninguém se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede;
Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada do socorro e também das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia, com segurança para todos;