Usuários do SUS denunciaram ao Imperatriz Online a falta de vacinas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Nova Vitória, em Imperatriz. Uma mãe levou seus dois filhos, um de 9 meses e outro de 4 anos, hoje (22) para tomar as vacinas contra febre amarela e catapora, mas não encontrou doses dos imunizantes na unidade.
Segundo a mãe, a vacina contra febre amarela está em falta na UBS desde o final de outubro, enquanto a vacina contra catapora não está disponível desde o ano passado. Ela relatou que foi a outras unidades em bairros diferentes, mas também não conseguiu encontrar as vacinas.
A denúncia foi encaminhada ao município e estamos aguardando um posicionamento oficial.
Importância das vacinas
A catapora (ou varicela) é uma doença viral altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster, que se manifesta com a formação de erupções cutâneas, febre e mal-estar. Embora a catapora tenha se tornado menos comum nos últimos anos devido à vacina, ainda há registros de casos no Brasil.
A vacina contra a febre amarela é um dos instrumentos mais eficazes para o controle dessa doença viral grave, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (mesmo vetor da dengue e da zika) A febre amarela pode causar sérios danos à saúde, levando a complicações como insuficiência hepática e sangramentos, podendo ser fatal.
Em ambos os casos a vacinação é a principal medida de prevenção, sendo crucial para proteger a população contra essa doença, evitando tanto a infecção quanto as complicações graves.