Nesta semana, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari) enviou para Sergipe mais de 35 toneladas de vidro, que serão transformadas em matéria-prima por meio da reciclagem.
O material foi coletado de estabelecimentos parceiros, como bares e restaurantes da cidade. O projeto de reciclagem dos vidros é uma parceria da Prefeitura de Imperatriz com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O material é coletado nos estabelecimentos parceiros pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana. Após a coleta, o vidro é encaminhado para Ascamari onde fica condicionado em uma baia até ser transportado para a reciclagem
O vidro pode levar até um milhão de anos para se decompor na natureza, por isso a reciclagem é tão importante. Além de ajudar a reduzir os impactos ambientais do descarte inadequado, o processo também gera renda para os catadores, que desempenham um papel essencial na cadeia de reciclagem.
As atividades são regidas pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010.