Na manhã desta segunda-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão cumpriu mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens no valor de R$ 12 milhões, contra um influenciador digital do município de Santa Inês. A ação faz parte da operação Cortina de Fumaça, que investiga um esquema de rifas ilegais.
Segundo as investigações, o influenciador, que não teve a identidade revelada pela polícia, usava autorizações destinadas à comercialização de títulos de capitalização como fachada para promover as rifas.
O investigado também enviava os valores arrecadados para uma entidade assistencial e educacional filantrópica, que devolvia a maior parte do dinheiro ao chefe do esquema.
Além disso, o influenciador é acusado de lavagem de dinheiro, empregando táticas como a ocultação de bens em nome de terceiros e movimentação de valores por meio de contas pessoais e empresariais.
Bloqueios e Apreensões
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 12,7 milhões em contas bancárias vinculadas ao influenciador. Também foram apreendidos diversos bens, incluindo veículos de luxo, motocicletas, um cavalo de raça, um caminhão, uma moto aquática e dispositivos eletrônicos.
As redes sociais, utilizadas para promover as rifas, foram bloqueadas judicialmente. O influenciador está proibido de deixar o país, precisará entregar seu passaporte e não poderá mudar de endereço.
Outras pessoas que moram em outros estados também estão sendo investigadas. Segundo o relatório da investigação, uma entidade filantrópica e uma capitalizadora estavam integrando essa associação para permitir que as rifas fossem realizadas. As investigações continuam.