A Polícia Civil do Maranhão apreendeu cerca de uma tonelada de drogas durante o ano de 2024. As apreensões foram realizadas pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), em 360 ações de combate a grupos criminosos na capital São Luís e em várias cidades do Maranhão.
A quantidade apreendida representa mais que o dobro do quantitativo de maconha, crack, cocaína, skunk e outras drogas ilícitas apreendidas no ano de 2023. Esse também é o maior número de apreensões de drogas da Senarc no Maranhão nos últimos quatro anos.
O montante de drogas apreendidas em 2024 somado aos valores de bloqueios de bens por meio de decisões judiciais resultaram em um prejuízo de R$41,5 milhões às organizações criminosas. Esse valor é 121% a mais em comparação com o ano de 2023, que totalizou cerca de R$18,8 milhões em ações desse tipo.
Ocorrências
Em 2024, uma das principais ocorrências atendidas pela Senarc foi a apreensão de 200 kg de cocaína no bairro Vinhais, em São Luís, no mês de outubro. A droga estava escondida em uma parede de uma residência e, segundo as investigações, o entorpecente seria enviado para fora do país.
Outras apreensões de grande porte também marcaram o ano. Em julho, a polícia interceptou uma carreta que transportava soja e ocultava 102 kg de cocaína e crack em Porto Franco. Já em setembro, em uma abordagem realizada no município de Itapecuru Mirim, equipes da Senarc apreenderam 160 kg de maconha, skunk e crack no teto de um ônibus interestadual que vinha do Mato Grosso.