Entre os dias 10 e 12 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal registrou nove acidentes, sendo três com maior gravidade, em rodovias federais que cortam o estado. Três homens que estavam de moto morreram em pontos diferentes do estado: no sábado (10), em Jenipapo dos Vieiras, na BR-226, e em Açailândia, na BR-222, e no domingo (12), em São Raimundo das Mangabeiras, na BR-230.
Segundo as equipes da PRF que atenderam os casos, as principais causas das colisões foram imprudência nas ultrapassagens, ingestão de bebidas alcoólicas por parte dos condutores e falta de visibilidade dos veículos. Dos três homens que morreram, dois não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A PRF também realizou uma prisão por embriaguez ao volante em Açailândia. Nesse caso, o homem alegou que teria bebido algumas doses de cachaça. Ao ser realizado o teste com etilômetro, foi constatado o teor de 0,56 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, configurando o crime de embriaguez ao volante.
Além das atuações pelas infrações de trânsito, com penalidades superiores a R$ 3 mil, o condutor, um homem de 38 anos, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Açailândia (MA).
Durante os três dias, também foram contabilizadas mais de 700 outras autuações, como, por exemplo, o não uso de cinto de segurança ou da cadeirinha no caso do transporte de crianças.