A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a fuga de sete detentos da unidade prisional de Santa Inês na madrugada desta terça-feira (14). Segundo a nota, todos são considerados foragidos da justiça. A Secretaria de Segurança Pública não confirmou os nomes e os crimes cometidos por eles.
Ainda segundo a Seap, a Corregedoria e o Serviço de Inteligência do Sistema Prisional do Estado do Maranhão estão apurando como a fuga foi planejada e executada.
A polícia orienta a comunidade do entorno do sistema prisional a denunciar toda movimentação suspeita que for observada.
A fuga de um preso é considerada um crime, e a penalidade para o preso que foge pode ser determinada com base no Código Penal Brasileiro e em legislações relacionadas. A pena prevista para o preso que foge é de um a três anos, além da pena já imposta ao condenado.
Caso o foragido tenha sido condenado por outro crime, a fuga pode resultar no aumento de sua pena. Caso o preso esteja em regime aberto ou semiaberto, ele pode ser transferido para o regime fechado como consequência da fuga.