Após uma vistoria no Restaurante Popular Municipal, realizada hoje (21), a prefeitura constatou que o prédio, localizado na Rua Simplício Moreira, no Centro de Imperatriz, precisa passar por uma reforma de adequação antes de ser reaberto à comunidade. A expectativa é que, quando reaberto, o restaurante seja capaz de servir até 800 refeições diárias a R$ 1,00. Não foi informado quando as obras terão início.
Além do municipal, a cidade conta com mais três unidades de restaurantes populares, estas sob responsabilidade do governo do estado. São eles: o Restaurante Popular e Universitário de Godofredo Viana, outro localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana e mais um na Rua Dom Evaristo, no bairro Bom Sucesso.
As três unidades mantidas pelo Estado oferecem as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, de segunda a sábado, com o preço de R$: 2,00.
Os restaurantes populares têm como principal objetivo fornecer refeições de baixo custo para a população, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Eles oferecem uma alimentação balanceada e nutritiva a preços acessíveis, visando garantir a segurança alimentar e combater a fome.
Além disso, esses restaurantes contribuem para a inclusão social, promovendo o acesso a uma alimentação de qualidade para pessoas que, de outra forma, poderiam ter dificuldades em adquirir alimentos adequados.