O Ministério Público do Maranhão apura duas denúncias de negligência médica no Hospital Regional de Balsas. Segundo as denúncias, duas mulheres morreram em menos de um mês, as duas foram forçadas a terem partos normais, mesmo com indicação para cesariana.
No caso mais recente, uma gestante, de 26 anos, passou nove dias internada tentando o parto normal, que não foi possível, o bebê também não resistiu.
No primeiro caso denunciado, a mulher morreu no dia 14 de janeiro deste ano, durante o parto. O filho, também não resistiu, ele passou oito dias na UTI neonatal. A família alega que a mulher procurou o hospital por dois dias seguidos com dores. Após a terceira tentativa, a equipe medica decidiu induzi o parto.
Encaminhamos uma solicitação de nota para a Secretaria de Saúde do Estado sobre as causas das mortes das mulheres e de seus filhos.
Em 2024, a razão de mortalidade materna- RMM no Maranhão era de 76,26. No Sul do Maranhão, em 2020, houve 9 óbitos maternos, e em 2021, até o momento da coleta de dados em 2024, houve 22 óbitos. A maior parte dos óbitos ocorreu no puerpério (78%).