É com imenso pesar que informamos o falecimento do pequeno João Miguel, de apenas 8 anos, neste sábado (08), em um hospital particular de Imperatriz. João Miguel estava travando uma dura batalha contra um câncer cerebral, diagnosticado como glioma difuso da linha média, um tipo raro e agressivo de tumor que afeta principalmente crianças. Apesar dos vários tratamentos e da esperança com a chegada de uma medicação promissora, o menino não resistiu ao avanço da doença.
Recentemente, a família recebeu uma vacina que poderia ajudar no tratamento da doença, entregue após uma consulta remota com um médico no Japão, com o auxílio de um intérprete. A medicação seria administrada em etapas ao longo de seis meses.
Essa vacina representava uma luz no fim do túnel, mas, infelizmente, João Miguel não conseguiu resistir e a cura chegou muito tarde. A mãe do menino, Giselle Matos, sempre lutou com garra e amor incondicional, buscando alternativas e mobilizando apoio por meio das redes sociais, comovendo muitas pessoas e até celebridades.
O caminho de luta de João Miguel começou quando ele foi diagnosticado com glioma difuso da linha média, um tumor cerebral raro e agressivo, localizado na base do cérebro. Esse tipo de câncer pode causar sintomas graves, como déficits neurológicos e convulsões, e o tratamento geralmente envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
De família humilde, com a mãe desempregada, João recebeu o prognóstico de apenas mais seis meses de vida, o que fez com que sua família corresse contra o tempo para garantir o tratamento necessário. Inicialmente, havia planos de levá-lo aos Estados Unidos, mas a dificuldade em obter o visto devido a novos critérios de imigração impostos pelo governo de Donald Trump foi um obstáculo. Mesmo com essa adversidade, a esperança não se apagou e a família seguiu para Brasília em busca de uma solução, mas o pedido de visto foi negado, o que também impediu João de dar continuidade ao tratamento no Japão.
Em 2023, a mãe de João Miguel, Giselle, comoveu a todos quando raspoiu sua cabeça como um ato simbólico de apoio ao filho, demonstrando, assim, a força e o amor incondicional. Giselle e João Miguel estavam em Barretos, São Paulo, no Hospital do Amor, após o diagnóstico de hidrocefalia e tumor no cérebro, quando o pequeno passou por uma cirurgia.
Logo depois a descoberta do câncer complicou ainda mais a situação. A família precisou da solidariedade de todos, e foi graças às doações recebidas que a mãe conseguiu arcar com os custos para viajar e tratar seu filho, sempre confiando em um milagre. Infelizmente, apesar de todas as batalhas e de todo o amor, João Miguel faleceu antes de conseguir vencer essa dura guerra contra o câncer.
A equipe do Imperatriz Online se solidariza profundamente com a dor de Giselle Matos, familiares e amigos de João Miguel neste momento de tristeza e perda.