Um relatório divulgado esta semana pelo Ministério da Justiça revelou que o Maranhão é um dos três estados do Brasil que mais teve aumento no número de mortes violentas. No ano passado, foram registrados 2.053 casos, sendo 69 feminicídios. Em relação ao Brasil, o estado ocupa a oitava posição no ranking de violência.
Esse aumento no número de mortes violentas tem gerado preocupação entre autoridades e a sociedade. Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, de acordo com números contabilizados pela imprensa local, a cidade registrou 145 assassinatos em 2024. Um aumento considerável, se comparado a 2023, quando, também segundo dados da imprensa, foram registrados 127 casos.
Ainda segundo as informações divulgadas pela imprensa, a maioria das vítimas de mortes violentas em Imperatriz são homens, mortos principalmente por armas de fogo.
É fundamental que casos de violência sejam denunciados para que as autoridades possam agir de maneira eficaz e interromper o ciclo de agressões. A denúncia não apenas auxilia na responsabilização dos agressores, mas também contribui para a proteção das vítimas, muitas vezes impossibilitadas de buscar ajuda por conta de ameaças ou medo.
Agressões, assassinatos e demais tipos de violência, de maneira geral, podem ser denunciados à Polícia Militar pelo número 190, e, em casos específicos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, pelo 180.
Encaminhamos uma solicitação de nota à Secretaria de Segurança Pública sobre as providências a serem tomadas para reverter essa situação.