O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contratou uma empresa para fazer travessia de veículos e pedestres entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). A contratação da nova empresa, no valor de aproximadamente R$ 39,9 milhões, foi publicada no Diário Oficial da União nessa terça-feira (11). O serviço é necessário por causa da queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira em dezembro de 2024.
De acordo com o DNIT, o serviço de travessia contará com cinco balsas e seis rebocadores, durante o período de um ano. O transporte hidroviário será gratuito para todos os usuários e em até 15 dias, a contar da assinatura do contrato, deve entrar em operação a primeira balsa para pedestres e veículos leves.
Atualmente não há travessia hidroviária de veículos na região, o que tem gerado diversos transtornos, inclusive econômicos, além de engarrafamentos gigantescos em rotas alternativas.
Após a queda da ponte, a empresa PIPES Empreendimentos LTDA chegou a ser contratada pelo DNIT, por R$ 6,4 milhões, para transportar passageiros e veículos, mas o serviço não chegou a ser iniciado. Em janeiro, o DNIT revogou a dispensa de licitação com a PIPES, por descumprimento das obrigações contratuais por parte da empresa.
Agora, o serviço será realizado pela empresa LN Moraes Logística LTDA, que teve o contrato assinado na última sexta-feira (07). Estão previstas três balsas e quatro rebocadores para o transporte de caminhões de carga e outras duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros.
Desabamento da Ponte
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira caiu na tarde do dia 22 de dezembro de 2024, após o vão central ceder. 18 pessoas sofreram o acidente e apenas um homem, de 36 anos, foi resgatado com vida. Até hoje, foram confirmados 14 obitos, três pessoas continuam desaparecidas.
De acordo com as autoridades, caíram no Rio Tocantins, no desabamento, três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas. Partes da estrutura restante da ponte foram implodidas no dia 02 de fevereiro.