A Câmara Municipal de Imperatriz derrubou de forma unânime, nesta quinta-feira (13), a Lei Ordinária Nº 1.703/2017 e o Decreto Nº 017/2018, que autorizavam o funcionamento da Zona Azul na cidade. Dos 21 vereadores, o único a não votar foi o Alcemir Costa (Podemos), que estava ausente da sessão e também não expressou sua opinião remotamente. Todos os outros vereadores presentes votaram a favor da derrubada da Zona Azul.
No primeiro dia de seu governo, o prefeito Rildo Amaral determinou a suspensão imediata da concessão do estacionamento rotativo, mas, na semana seguinte, o Tribunal de Justiça do Maranhão determinou a retomada da Zona Azul em Imperatriz. No entanto, a Prefeitura de Imperatriz anunciou que a Zona Azul continuaria suspensa, devido a outra decisão judicial que mantinha a suspensão do estacionamento rotativo.
Promessa de Campanha
A suspensão do estacionamento rotativo pago em Imperatriz foi uma das promessas de campanha de Rildo Amaral durante sua candidatura à prefeitura da cidade. A Zona Azul foi instaurada na cidade em 2020 e, desde o início, gerou grandes debates, com parte da população contra e outra parte a favor.
Em agosto de 2021, comerciantes e lojistas de Imperatriz fizeram abaixo-assinados contra a ampliação da Zona Azul para mais ruas e bairros da cidade. Mais de 300 assinaturas foram coletadas por meio de link e cadernos físicos. Audiências públicas também foram realizadas na Câmara Municipal.
Durante o anúncio do fim da Zona Azul na cidade, o prefeito informou que implantará novas formas de organização no trânsito do centro da cidade, porém sem custos adicionais para a população.