A Polícia Civil do Maranhão está investigando a morte de Francisco de Sousa, de 67 anos, baleado por um policial militar após avançar contra ele com uma faca em punho. O caso aconteceu no dia 18 de março, na cidade de Coelho Neto, mas só agora as imagens começaram a repercutir nas redes sociais.
Segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), os agentes foram acionados para atender uma ocorrência de um idoso que estaria ameaçando moradores com uma faca. Ao chegarem ao local, os policiais tentaram desarmá-lo, mas ele teria partido para cima de um dos agentes, que recuou enquanto outro policial ordenava o disparo.
Imagens registradas por celular mostram o momento em que o idoso corre atrás do PM com a faca (Clique aqui e confira o vídeo). Diante da situação, o policial ameaçado efetuou um tiro que atingiu a perna de Francisco de Sousa. Ele caiu no chão e foi imobilizado pela guarnição.
Os policiais prestaram os primeiros socorros para conter o sangramento até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o idoso não resistiu e morreu horas depois.
Ainda segundo a PMMA, um dos policiais sofreu um corte na mão durante a tentativa de desarmar o idoso. Em nota, a corporação informou que um procedimento foi instaurado para apurar a conduta do policial envolvido no disparo.
Confira a nota completa:
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que, nesta quarta-feira (26), uma guarnição foi acionada para atender a uma ocorrência de ameaça. No local, o suspeito sacou uma faca, ameaçando a guarnição e desobedecendo às ordens para largar a arma.
Diante da investida do agressor contra os policiais, foi necessário efetuar um disparo na perna para conter a ameaça. O suspeito recebeu atendimento imediato, com aplicação de torniquete por um integrante da patrulha, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um policial sofreu escoriações na mão durante a ação.
A PMMA instaurou processo administrativo para apurar os fatos e a conduta do policial.”