A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Colun, com o objetivo de desarticular e descapitalizar uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas. O grupo atuava no Maranhão, Distrito Federal, Paraíba e Goiás. Segundo as investigações, a quadrilha movimentou mais de R$ 89 milhões em apenas três anos.
A operação contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (FICCO/DF) e do Batalhão de ROTAM da PMDF, mobilizando 70 policiais federais para o cumprimento de 36 ordens judiciais expedidas pela Justiça do Distrito Federal. Foram cumpridos 3 mandados de prisão, 15 de busca e apreensão e 18 ordens de constrição patrimonial.
As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, apontam que o líder da organização comandava as atividades ilegais a partir da Paraíba, com o apoio de um gerente e vários “braços operacionais” no Distrito Federal.
A PF também identificou uma rede complexa de “laranjas” usada para ocultar o dinheiro obtido com o tráfico de drogas. O grupo ainda utilizava empresas de fachada como parte de um esquema estruturado de lavagem de dinheiro, com o objetivo de disfarçar a origem ilícita dos recursos.