A Prefeitura de Governador Edison Lobão confirmou, por meio de nota nas redes sociais, dois casos da Doença de Chagas no município.
Segundo o comunicado, um terceiro caso está em investigação. A doença é transmitida de várias formas, principalmente pela picada do inseto barbeiro.
A doença de Chagas tem cura e tratamento oferecidos pelo SUS, mas o diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia do tratamento.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode apresentar duas fases: aguda e crônica.
⚠️Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias), dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas. No caso de picada do barbeiro, pode surgir uma lesão semelhante a um furúnculo no local da picada.
⚠️Se não tratada adequadamente, a doença pode evoluir para a fase crônica. Nessa etapa, os sintomas mais comuns são problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca, e distúrbios digestivos.
Para confirmação laboratorial é necessária a realização de exame de sangue (parasitológico e/ou sorológico, a depender da fase da doença) que é realizado gratuitamente pelo SUS. É importante que você procure um médico para que ele possa solicitar os exames e interpretá-los adequadamente, além de avaliar caso a caso os sintomas e sinais clínicos de cada pessoa.
Outras formas de transmissão:
- Vetorial: contato com fezes de triatomíneos* infectados após o repasto/alimentação sanguínea. A ingestão de sangue no momento do repasto sanguíneo estimula a defecação e, dessa forma, o contato com as fezes.
- Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou suas excretas.
- Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto.
- Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.
- Acidental: pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.
O período de incubação da doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é dividido da seguinte forma:
- Transmissão vetorial – de 4 a 15 dias.
- Transmissão transfusional/transplante – de 30 a 40 dias ou mais.
- Transmissão oral – de 3 a 22 dias.
- Transmissão acidental – até, aproximadamente, 20 dias.
- Transmissão vertical – tempo indeterminado, a transmissão pode ocorrer em qualquer período da gestação ou durante o parto.