Uma operação da Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar resultou na destruição de mais de 12 mil pés de maconha encontrados em uma área de mata fechada, nos povoados dos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, no interior do Maranhão.
As plantações foram localizadas a partir de um levantamento realizado previamente pelas equipes das duas corporações. Com o uso de apoio aéreo, os agentes conseguiram identificar os pontos exatos onde a droga era cultivada, em regiões de difícil acesso. Após o sobrevoo, operadores do Centro Tático Aéreo (CTA) foram desembarcados diretamente nas plantações para dar início à erradicação dos pés de maconha e à apreensão de outros materiais ilegais.
No local, além dos milhares de pés da planta, foram encontrados dois sacos contendo sementes de maconha, fertilizantes, um pulverizador, máquinas utilizadas para prensar a droga — incluindo macacos hidráulicos — e uma espingarda. Também foram localizados 30 sacos com maconha seca e 20 tabletes prensados prontos para distribuição.
Três barracões, usados como base para o cultivo, secagem e preparo do entorpecente, também foram destruídos e queimados no próprio local, a fim de impedir sua reutilização. A operação foi coordenada de forma integrada e contou com logística específica para garantir a segurança dos agentes no terreno.
Até o momento, não houve confirmação de prisões, mas as investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis pela plantação e organização do esquema criminoso.
Durante a ação, um detalhe chamou a atenção das equipes: uma trilha de aproximadamente três quilômetros ligava diretamente a área de cultivo até uma comunidade indígena próxima. No entanto, os agentes não fizeram contato com os moradores da aldeia e, segundo a polícia, não há indícios de que a população local esteja envolvida com a atividade criminosa.