Consultas e testes rápidos para hanseníase estão sendo oferecidos em uma unidade móvel de saúde (carreta) instalada na Unidade Básica de Saúde Milton Lopes, localizada na Rua Leôncio Pires Dourado, no bairro Bacuri. Os atendimentos seguem até amanhã, quinta-feira (22), durante todo o dia.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2025, Imperatriz já registrou 30 novos casos da doença, que tem cura e cujo tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
Hanseníase tem cura — e o primeiro passo é a informação e o diagnóstico precoce
Com a campanha estadual de hanseníase 2025, que tem como tema “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”, a SES reforça a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, e amplia o alcance das ações no estado com o programa Rod-Hans.
A iniciativa também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que realiza treinamentos sobre a doença, voltadas aos profissionais de saúde dos municípios por onde a carreta passa.
Em Imperatriz, médicos e e enfermeiros da atenção básica estão realizando capacitação até a próxima quinta-feira (22), para melhorar a assistência aos pacientes com a doença.