O documentário “Não quero citar teóricos”, produzido por estudantes de escolas públicas das cidades de Imperatriz, João Lisboa, Estreito e São Miguel do Tocantins, foi premiado como melhor filme na 4° edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2025,, em Santa Catarina.
O documentário levou o prêmio na categoria Infanto-Juvenil. A premiação reuniu produções de diversos países da América Latina. O filme foi realizado através do projeto de práticas audiovisuais do Procine- Projeto Curta Imagem Negra, que promoveu a formação cinematográfica dos estudantes da rede pública.
Durante as atividades, os jovens participaram de todas as etapas de produção de um filme, vivenciando o dia a dia de um set de filmagem e fortalecendo tanto o protagonismo estudantil quanto a expressão artística no ambiente escolar.
O curta “Não quero citar teóricos” fará sua estreia em Imperatriz na cerimônia de abertura do PROCINE 2025, que acontece de 11 a 15 de agosto, no Teatro Ferreira Gullar e no CineStar. A programação contará com a Mostra Competitiva Estudantil, exibindo filmes produzidos por alunos das redes municipal e estadual da região. Este ano, o festival amplia seu alcance com a inclusão da categoria “Comunidade Geral”, além de bate-papos com as equipes realizadoras e a tradicional cerimônia de premiação.