Um homem condenado a 12 anos e nove meses de prisão pelo estupro da própria afilhada foi preso na manhã de sábado (9), em Parnaíba, no litoral do Piauí. A vítima tinha apenas sete anos quando os abusos começaram, conforme informações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (Ficco-PI).
Segundo a Ficco, os crimes ocorreram entre 2006 e 2009 na cidade de Araioses, no Maranhão. A sentença por estupro de vulnerável foi proferida pela Justiça em 2024, 18 anos após o início dos abusos. O condenado foi encontrado em sua residência em Parnaíba, onde foi informado sobre a sentença e encaminhado à Central de Flagrantes local. Ele permanecerá detido até ser transferido para o sistema penitenciário, onde cumprirá a pena em regime inicial fechado.
Além desta prisão, a Ficco também realizou outra ação recente no litoral piauiense. Na última quinta-feira (7), um homem investigado por tráfico de drogas foi detido no vilarejo de Barra Grande, em Cajueiro da Praia. Foragido desde abril de 2022, ele foi levado à delegacia local e passou por audiência para avaliação das circunstâncias da prisão.
As autoridades reforçam a importância da denúncia em casos de abuso sexual infantojuvenil. A população pode denunciar por meio do Disque Direitos Humanos (telefone 100), Polícia Militar (190), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Teresina, qualquer delegacia de Polícia Civil, Conselho Tutelar ou pela Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil.