Um adolescente de 15 anos foi apreendido, na manhã desta sexta-feira (22), suspeito de planejar ataques a quatro escolas do município de Pinheiro, na Baixada Maranhense. A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) e pela Polícia Federal (PF), que cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do jovem. A investigação teve início com a PF, que repassou as informações à Polícia Civil para continuidade do caso.
Segundo a 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, a apuração revelou que o adolescente estava elaborando um plano detalhado para realizar os ataques. Diante da gravidade da situação, a PC-MA solicitou à Justiça a expedição de mandado judicial para apreensão do suspeito e busca em sua casa. O objetivo era reunir provas que confirmassem a intenção criminosa.
No endereço alvo da operação, os policiais encontraram diversos materiais que seriam utilizados nos ataques, entre eles um revólver, uma espada, um punhal, uma máscara, um rádio amador, cinco celulares e um notebook. Todo o material foi apreendido e encaminhado para análise, reforçando as suspeitas sobre o planejamento do crime.
O adolescente foi conduzido à Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar se outras pessoas estavam envolvidas no planejamento dos ataques e para esclarecer todos os detalhes da ação criminosa que foi evitada.