O Corpo de Bombeiros notificou o posto de combustíveis localizado na Avenida Presidente Médici, em Timon (MA), após um homem acender um cigarro durante o descarregamento de combustível e causar um princípio de incêndio. A vistoria foi realizada nessa quinta-feira (6), um dia após o ocorrido. Durante a inspeção, os bombeiros constataram irregularidades na área externa do posto, que mantinha mesas e cadeiras em um espaço não previsto no projeto de combate a incêndio.
De acordo com a corporação, o local onde o homem acendeu o cigarro não poderia ser utilizado como área de permanência de pessoas, por não dispor dos equipamentos de segurança necessários, como rotas de fuga, sinalização e dispositivos de proteção. O estabelecimento recebeu um prazo de duas semanas para se adequar às normas e corrigir as falhas apontadas.
Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem acende o cigarro e joga o palito de fósforo no chão, provocando chamas próximas ao caminhão-tanque. O fogo foi rapidamente controlado por um funcionário com o uso de um extintor. Durante a ocorrência, os frentistas afastaram os clientes e seguiram os protocolos de segurança. O posto possuía avisos de proibição de fumo, conforme determina a legislação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a gasolina é altamente volátil, e seus vapores inflamáveis podem causar incêndios ou explosões ao entrarem em contato com qualquer faísca. Por isso, durante o descarregamento de combustíveis, é obrigatório isolar a área, proibir o fumo e aterrar o caminhão-tanque para evitar a geração de energia estática. O posto deverá passar por nova vistoria após o prazo de regularização.











