Em São Francisco do Brejão, o ex-prefeito Alexandre Araújo dos Santos, um suposto laranja e uma empresa de construção foram condenados pela Justiça Federal por desviar R$ 646.388,13 de recursos públicos destinados à construção de uma escola de educação infantil.
O ex-prefeito foi condenado a ressarcir o valor integral e teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de oito anos, entre outras restrições.
Segundo as investigações, embora o recurso tenha sido transferido ao município, a obra da escola nunca avançou.
Para o FNDE, a construção foi oficialmente considerada paralisada, apresentando um índice de execução entre 0% e 1,99%. Além disso, a conta bancária criada exclusivamente para o convênio foi zerada, sem qualquer saldo remanescente.
Sobre a condenação:
Na sentença, a Justiça Federal reconheceu o ex-prefeito como responsável pelo desvio das verbas e a participação dos demais condenados, considerado ato de improbidade. O ex-gestor foi considerado omisso na fiscalização e na ausência de medidas para rever a situação.
Os documentos do processo mostram que a transferência do dinheiro do convênio para outras contas da prefeitura e pagamentos sem relação com a obra demonstram intenção de usar os recursos de maneira irregular.
Deixamos o espaço aberto caso Alexandre Araújo deseje se manifestar sobre a decisão.











