A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na quinta-feira (17), a Operação Protetor de Biomas, do Ministério da Justiça e Secretaria de Segurança Pública do estado, que resultou na prisão de um homem envolvido em crimes ambientais, além da apreensão de mais de 35 aves silvestres e armas de fogo. A ação foi realizada nos municípios de Bacabal e Lago Verde.
A ação foi desencadeada após o recebimento de denúncias, que foram prontamente apuradas pela Polícia Civil. Com base nas informações levantadas, as equipes organizaram a operação e se deslocaram até o povoado São José dos Verdadeiros, no município de Bacabal, além do município de Lago Verde, onde foram realizadas diligências em residências suspeitas.
Os agentes localizaram mais de 35 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro, incluindo espécies raras, acondicionados em diversas gaiolas, em flagrante violação à legislação ambiental.Também foram apreendidas armas de fogo, o que agravou a situação dos alvos da investigação e resultou na lavratura dos procedimentos legais cabíveis.
A Polícia Civil destaca que a preservação da fauna e dos biomas é uma prioridade e reforça que as denúncias da população são fundamentais para o êxito de operações como esta. A atuação integrada das equipes da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês e da Delegacia Regional de Bacabal evidencia o compromisso da instituição no combate aos crimes ambientais e na proteção do patrimônio natural.












