O lançamento do foguete espacial que realizará o 1º voo comercial do Brasil foi remarcado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela empresa sul-coreana Innospace para esta segunda-feira (22), às 15h45, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Essa já é a terceira vez que o lançamento do foguete HANBIT-Nano é adiado. A operação faz parte da missão Spaceward e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Segundo a Agência Brasil, O veículo espacial mede 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e pesa cerca de 20 toneladas. Ele será responsável por transportar satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a aproximadamente 300 quilômetros de altitude, com inclinação orbital de 40 graus.
Na coifa, localizada na parte superior do veículo de lançamento, estão acomodadas oito cargas úteis: cinco pequenos satélites destinados à inserção em órbita e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. O sistema de propulsão é híbrido, combinando o uso de combustível sólido e líquido.












