Francilda Fonseca Machado é professora no município de Santa Bárbara, em São Bento na baixada Maranhense, ela dá aulas de história e foi uma das 10 finalistas do Prêmio Educador Nota 10.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.
“É uma alegria muito grande estar no top 10, deste que é o maior prêmio da educação brasileira. A intenção é que esse trabalho e a visibilidade desse trabalho inspire outros professores, outras escolas, outros alunos a também fazer a diferença no seu lugar” disse a professora de história em uma entrevista.
Francilda levou o prêmio de 15 mil reais e disputa o prêmio de Educadora do Ano. A professora conquistou sua colocação com o projeto “Meu quintal, Meu campo de Pesquisa”. Os alunos para qual a educadora dá aula moram em comunidades quilombolas, sem acesso á internet.
Em seu projeto, Francilda organiza roteiros dialogados, explicando o conteúdo e propondo atividades de produção, pesquisa e vivência para serem cumpridas no quintal de casa. Uma das atividades eram sobre sítios arqueológicos onde as crianças deveriam escavar um pedacinho de terra e ver o que achava no local soterrado, as crianças foram achando objetos como porcelana, plásticos e raízes.
O método da professora de história propõe muita descoberta e aventura. Vale lembrar que O prêmio Educador do Ano ainda não há uma data definida para ocorrer.