A Defesa Civil do Maranhão, realizou um levantamento no qual aponta cerca de 95 casarões que são tombados como Patrimônio Histórico Cultural de São Luís em estado crítico de degradação.
Ao todo são 1500 casarões que estavam sendo monitorados desde de 2018.
“As nossas vistorias e inspeções são anuais. Esse monitoramento anual é feito desde 2018, se desdobrando até agora em 2021. A previsão para as novas vistorias e atualização é a partir de março de 2022”, afirma Carlos Veiga, Coordenador-Técnico da Defesa Civil do Maranhão em entrevista.
A capital do Maranhão, São Luís, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1997. São ao todo 4.000 casarões herdados da colonização Portuguesa, mas apenas 1500 estão na área de tombamento Federal.
“Nós temos cerca de 1500 imóveis na área reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial, cerca de 7% desses imóveis encontram-se em situação precária. O IPHAN, através da sua fiscalização, que é rotineira, faz a notificação dos proprietários ou dos posseiros desse imóveis para que eles possam fazer as devidas correções para evitar que o imóvel venha a ruir”, ressalta o Superintendente do IPHAN-MA, Maurício Itapary em entrevista.
A Fundação Municipal do Patrimônio Histórico afirma que realiza os serviços que são de sua responsabilidade nos casarões.